Da Redação

Neste dia 24 de maio comemora-se o Dia Nacional do Café. O grão, que torna-se uma das bebidas mais consumidas do mundo, faz parte da história do Brasil.

O site Drink Good Coffee listou algumas curiosidades sobre o café que talvez você não saiba. Confira abaixo na lista!

  1. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.
  2. Trata-se do segundo elemento mais comercializado do mundo. O petróleo é o primeiro.
  3. Seu nome cientifico é Coffea Arabica.
  4. Foi descoberta por volta de 525 no interior da Etiópia. Sendo a primeira referencia sobre seu uso comestível datado de 575 nos manuscritos do Iêmen que falam acerca da lenda de Kaldi, onde um pastor notara que suas ovelhas ficaram mais espertas depois que consumiram a estranha planta.
  5. No inicio o tradicional café com leite e pão com manteiga era garantido apenas para quem tinha grana suficiente para pagar o auto preço do trigo e da manteiga.
  6. O café que chegou ao Brasil no século XVIII, proveniente da ilha Martinica que pertenciam à França. Segundo a tradição, o produto foi contrabandeado pelo português Franscisco de Mello Palheta que seduziu a esposa do governador da ilha com intuito de conquistar o produto.
  7. O termo “Café-com-leite” assumiu importância entre os historiadores para definir um acordo político secreto em vigor durante o período do Brasil Oligárquico – 1894 e 1930 – quando as elites produtoras de café paulista e leite mineiro controlavam as eleições dos presidentes civis.
  8. Getulio Vargas chegou a ordenar a queima de 80 milhões de sacas de café em função da crise de 1929.
  9. Cerca de 25% do café consumido mundialmente é proveniente do Brasil.
  10. Existem muitas formas de preparar Café. No Japão ele é servido gelado. Na frança, misturado com chicória. No Oriente Médio e na África recebe pitadas de canela, alho ou gengibre. Na Itália pode ter tiras de limão. Na Grécia é servido com um copo de água gelada. Na Alemanha é adoçado com leite condensado ou chantilly, enquanto na Suíça é batizado com Kirsch,um tipo de licor.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.