A Igreja Católica celebra São Judas Tadeu no dia 28 de outubro. Considerado o santo dos desesperados e aflitos, foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo.

O atributo de São Judas é a maça ou o machado. Ele, também, é geralmente mostrado nos ícones com uma chama à volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes, quando ele recebeu o Espírito Santo junto aos doze apóstolos.

Outro atributo comum é vê-lo segurando uma imagem de Jesus Cristo, a imagem de Edessa. Em algumas ocorrências, ele pode ser visto segurando um rolo ou um livro (supostamente a Epístola de Judas) ou uma régua de carpinteiro.

O santo mostrou que sua adesão a Jesus Cristo era completa e incondicional, testemunhando sua fé com doação da própria vida. Ele era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe. Suas relíquias atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma.

Rio Claro celebrará o santo nesta importante data para os devotos. Na segunda-feira, às 8h, haverá missa e bênção das chaves das casas na Capela de São Judas Tadeu. A partir das 15h, missa e bênção das Carteiras de Trabalho.

Por fim, às 19h30, missa solene em ação de graças e bênção das famílias. Também, haverá a tradicional venda do bolo de São Judas, de pastéis e refrigerantes o dia todo. A Capela fica na Rua 5, entre avenidas 36 e 38, na Vila Operária.

Devoto de São Judas, a data é importante para a família de Waldemar Rodrigues dos Santos Júnior. “Voltando um pouco no tempo, um amigo de trabalho era devoto e comecei a frequentar a igreja também. Ele é o santo das causas impossíveis. Eu e minha esposa sempre nos programamos para celebrar este momento, bem como agradecê-lo”, comenta Júnior.

(com informações Canção Nova)

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.