Devido ao coronavírus o cemitério municipal São João Batista de Rio Claro não terá neste ano a tradicional programação religiosa do Dia de Finados. A diocese de Piracicaba suspendeu as missas que vinham sendo realizadas no local anualmente durante as celebrações de 2 de novembro para reduzir os riscos de contágio.

A prefeitura já definiu como será o funcionamento do cemitério municipal no Dia de Finados. Os quatro portões serão abertos às 7 horas e em todas as entradas haverá álcool em gel para que os visitantes higienizem as mãos. Será proibida a entrada sem máscara. Os portões laterais (nas avenidas 19 e 23) e o portão do fundo (Rua 20) serão fechados às 17 horas. O portão principal (Rua 16) será fechado às 18 horas.

Já os serviços de limpeza e reparos de túmulos poderão ser realizados até a sexta-feira (30). Como neste período aumenta a movimentação nos cemitérios, a prefeitura estendeu o horário de manutenção dos jazigos, que poderá ser feita das 8 às 16 horas.

Mesmo com o horário ampliado, os serviços deverão ser realizados respeitando as regras sanitárias, para evitar contaminação pelo coronavírus. Não é permitida a presença de pessoas menores de 18 anos ou maiores de 60 anos. É preciso trajar vestimenta apropriada para a atividade (calçados impermeáveis e luvas de borracha), além da máscara de proteção cobrindo boca e nariz. São permitidos, no máximo, dois prestadores de serviços por sepultura, sendo que ambos devem permanecer distantes dos jazigos durante a realização de eventuais sepultamentos.

O serviço deve ser feito com produtos de limpeza à base de Hipoclorito de sódio (Água Sanitária), na medida indicada pelo fabricante para que exerça a ação oxidante/desinfetante/bactericida. Os produtos devem ter a fabricação registrada pelo Ministério da Saúde/Anvisa indicada em rotulagem adequada e em recipientes padronizados para este tipo de produto.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.