PROBLEMA: os taxistas pedem aos motoristas que não estacionem em suas vagas

Sidney Navas

PROBLEMA: os taxistas pedem aos motoristas que não estacionem em suas vagas
PROBLEMA: os taxistas pedem aos motoristas que não estacionem em suas vagas

A falta de respeito às vagas destinadas aos taxistas na área central é um problema que acontece há tempos e, com a aproximação das festas de final de ano, a situação tende a se agravar ainda mais. Muitos motoristas desprezam as placas e insistem em estacionar no espaço que é destinado por direito apenas aos taxistas, principalmente em torno do Jardim Público, que concentra ao menos três pontos. Aos finais de semana a situação se complica consideravelmente.

Os taxistas ouvidos pela reportagem do JC contam que infelizmente isso também ocorre durante a semana. João Heitor de Campos, que trabalha no ramo há cerca de 20 anos, explica que só mesmo com uma fiscalização rígida esse cenário poderia mudar. Na tarde de terça-feira (25), por exemplo, um motorista deixou seu carro em uma das vagas localizadas na Avenida 3 entre as ruas 3 e 4 e voltou tempos depois. “Isso é mais comum do que se possa imaginar e pode ser visto todos os dias e em qualquer horário”, dispara.

Seu colega de profissão Gilberto de Oliveira frisa que ninguém pode deixar o carro e agir dessa forma, mesmo se nenhum taxista estiver por lá. “A população precisa entender que temos nossos direitos, e essas vagas, mesmo vazias, não podem ser ocupadas pelos motoristas particulares”, completa.

O vice-presidente do sindicato que representa a categoria, Gilvon Barbosa, salienta que esses profissionais pagam seus tributos e pelo espaço usado e, portanto, nada justifica esse tipo de atitude. “O local é devidamente sinalizado. Por isso não existe desculpa por parte dos condutores que insistem em ocupar esses espaços. Os taxistas precisam ser respeitados, independente do dia da semana e horário”, observa.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura municipal, Rio Claro hoje possui atualmente 123 vagas para táxis. Com exceção dos pontos situados na Estação da Rua 1 e no Terminal Rodoviário, os demais, via de regra, trabalham apenas no horário comercial. O comandante da Guarda Civil, Wlademir Walter, fala que as multas são aplicadas, principalmente quando algum taxista faz a solicitação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.