Embora Rio Claro conte com seis ecopontos, serviço de cata-bagulho, coleta seletiva e coleta de lixo domiciliar, ainda há pessoas que acumulam entulho e lixo em casa e também faça o descarte em terrenos espalhados pela cidade. Somente no mutirão contra o Aedes aegypti, realizado no sábado, mais de 1.300 quilos de material foi recolhida nos bairros Novo Wenzel e Bonsucesso.

Em vários dos 1.337 imóveis visitados pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses foram recolhidos um número excessivo de entulho em quintais e áreas ao ar livre, sem contar os terrenos baldios. “Isso não é exclusividade de um ou outro bairro. Nossa equipe tem encontrado situação semelhante em toda a cidade, por isso é importante as pessoas se conscientizarem de que estão produzindo potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti e com isso aumentado em muito o risco de proliferação da dengue, chikungunya e zika vírus em nossa cidade”, afirma Maria Julia Guarnieri, coordenadora dos mutirões de combate ao Aedes.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, da Fundação Municipal de Saúde, os agentes visitaram 1.337 imóveis, totalizando uma cobertura de 60% de imóveis trabalhados nos dois bairros.

“O combate ao Aedes é uma luta de todos. Realizamos nosso trabalho, mas a população precisa fazer a sua parte. É imprescindível que todos se empenhem nisso”, afirma o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco

Aos sábados bairros de Rio Claro são visitados pelas equipes da Fundação de Saúde e prefeitura em mutirões de combate ao Aedes aegypti. A administração municipal ressalta a importância de todos fazerem a sua parte na luta contra o mosquito, evitando o acúmulo de água parada em vasos, garrafas e pneus velhos. Também é fundamental fazer o descarte correto de lixo e entulho.

Os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8 às 20 horas e em feriados, das 8 às 17 horas – a exceção são os feriados de Natal, Ano Novo e Sexta-feira Santa. Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte. Os seis ecopontos de Rio Claro estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21) e Jardim São Paulo (Rua 1A). Os calendários do serviço de cata-bagulho e da coleta seletiva estão disponíveis no site da prefeitura www.rioclaro.sp.gov.br, no link ‘Serviços’, na parte superior da página.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.