COLABORE VOCÊ TAMBÉM: moradores da região contam que algumas pessoas do próprio bairro jogam lixo no terreno

Sidney Navas

COLABORE VOCÊ TAMBÉM: moradores da região contam que algumas pessoas do próprio bairro jogam lixo no terreno
COLABORE VOCÊ TAMBÉM: moradores da região contam que algumas pessoas do próprio bairro jogam lixo no terreno

Sem a devida consciência, de quase nada adianta a intervenção do Poder Público e todos precisam se atentar que cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos . Mas infelizmente não é isso que acontece em várias regiões de Rio Claro, como por exemplo no enorme terreno baldio por onde passava a linha férrea na divisa dos bairros Jardim Primavera e Cervezão entre as avenidas Paulista e M-15.

Em toda a sua extensão é possível encontrar sacos de lixo e sujeira por toda a parte. Alguns não têm o menor receio em descartar qualquer tipo de material, como restos de construção e capacetes velhos. O que mais impressiona, de acordo com a versão apresentada, é que alguns moradores das imediações são os responsáveis pela sujeira. Animais de grande porte e domésticos, soltos pelas ruas, reviraram os saquinhos de lixo atrás de comida. Os bichos agem por instinto, não por mal, por isso a comunidade é que precisa mudar seus hábitos, evitando tais comportamentos.

Afonso Aparecido Fernandes conta que a falta de respeito incomoda bastante. “A gente mantém nossa casa limpa e percebe que nem todos fazem o mesmo. Isso é uma pena, já que lugar de lixo é no lixo, e não meio da rua ou nos terrenos baldios da cidade”, comenta o homem.

Quem também está indignada é a estudante Natalia Ferreira da Cunha. Segundo ela, o acúmulo de entulho e sujeira acaba atraindo bichos, como ratos, baratas e até mesmo cobras para dentro das residências. “Infelizmente não existe respeito”, frisa a jovem. Ainda segundo ela, sempre que a área é limpa, não demora muito tempo para que o problema recomece com o descarte irregular.

“Não tem jeito mesmo. Eu mesmo já vi gente emporcalhando esse terreno logo depois que tudo foi limpo. E o pior de tudo é que são pessoas daqui mesmo”, dispara o aposentado Joaquim Silveira Pontes. Vale lembrar que bem próximo existe um ecoponto que foi implantado naquelas imediações justamente para que os munícipes contem com equipamento específico para destinação de entulho e materiais inservíveis. Em mais uma tentativa de amenizar os transtornos, a prefeitura informa que também está implantando 200 metros de calçada naquelas proximidades, em frente à rotatória que disciplina o trânsito naquele trecho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.