Até o início da década de 1990, a cidade de Rio Claro contava com o serviço de locomoção ferroviária (Foto: Arquivo de RC)

Comissão da OAB oficia deputados federais e estaduais para sensibilizarem o Governo de São Paulo a fim de Rio Claro ser incluída no projeto Trem Intercidades

A Comissão pela Volta dos Trens de Passageiros a Rio Claro, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Claro acionou nesta semana deputados federais e estaduais aqui mais votados em 2022, pedindo-lhes apoio para contatar o Governo do Estado de São Paulo diante do projeto do Trem Intercidades para que os trens de passageiros voltem a Rio Claro.

De acordo com o presidente da Comissão, o advogado Irineu Carlos de Oliveira Prado, o apoio dos parlamentares eleitos com ampla votação no município poderá sensibilizar os secretários estaduais e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) a fim de incluir a cidade no projeto que já está em andamento e não contempla Rio Claro.

As correspondências, subscrita pelos advogados Mozart Gramiscelli Ferreira (atual presidente da 4ª. Subseção da OAB/SP) e Irineu Carlos de Oliveira Prado foram endereçadas aos deputados federais Carla Zambelli (5.570 votos), Eduardo Bolsonaro (5.159 votos), Ricardo Salles (3.627 votos), Guilherme Boulos (3.232 votos), Baleia Rossi (2.069 votos), Miguel Lombardi (2.046 votos), e Jefferson Campos (2.040 votos).

A Comissão também oficiou os deputados estaduais Marta Freire da Costa (3.432 votos), Eduardo Matarazzo Suplicy (1.989 votos), e Oséias da Silva (1.066 votos). Valéria Bolsonaro (3.576 votos), hoje ocupante do cargo de secretária estadual da Mulher, mas eleita deputada, também recebeu o documento da OAB Rio Claro.

Anos atrás, um abaixo-assinado com mais de 25 mil assinaturas foi realizado na cidade para tentar viabilizar a inclusão do município no projeto. O Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte vai ligar a Capital a Campinas por linha férrea. O trajeto de 101 km oferecerá um serviço expresso entre o terminal da Barra Funda, Jundiaí e Campinas, com duração de 64 minutos.

O projeto vai contar com três estações e visa melhorar o transporte intercidades e a mobilidade urbana para a população que precisar fazer esse tipo de deslocamento diário. Também haverá o Trem Intermetropolitano (TIM), entre Jundiaí e Campinas, com 44 quilômetros de extensão e 33 minutos de trajeto.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Política:

Republicanos nega que três candidatas sejam “laranjas”

Proibição da melancia faz 130 anos em Rio Claro