Durante manifestações ocorridas muitas bandeiras foram empunhadas, dentre elas, a do impeachment da presidente

Favari Filho

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, recebeu na última quinta-feira (17) o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, elaborado pelo ex-petista Hélio Bicudo e que conta com assinaturas do jurista Miguel Reale Jr. e de representantes de movimentos sociais, além da advogada Janaina Paschoal. No intuito de saber como foi o impacto da chegada do pedido ao Congresso Nacional, o Jornal Cidade ouviu os dois deputados mais votados na Cidade Azul: Rodrigo Garcia (DEM) e Celso Russomanno (PRB), 7.085 e 6.168 votos respectivamente.

Durante manifestações ocorridas muitas bandeiras foram empunhadas, dentre elas, a do impeachment da presidente
Durante manifestações ocorridas muitas bandeiras foram empunhadas, dentre elas, a do impeachment da presidente

O democrata Rodrigo Garcia, que atualmente está licenciado do cargo de deputado e atua como secretário de Estado da Habitação do Governo Geraldo Alckmin, conversou com o JC e esclareceu que ainda não teve acesso e tampouco conhecimento sobre os detalhes do pedido, contudo enfatizou que a proposta parte de dois conceituados juristas e que, por isso, merecem o respeito dos deputados.

Garcia pontuou que o impeachment é uma ferramenta que está prevista na Constituição Federal e, caso a Casa de Leis entenda que existam razões concretas para abertura do processo, seu voto será favorável ao impedimento de Dilma. “Caso o pedido seja admitido pela Câmara, estarei, como deputado federal, trabalhando para que os fatos sejam esclarecidos e, se for o caso, para o afastamento da presidente da República.”

O segundo deputado mais votado em Rio Claro nas eleições passadas foi o peerrebista Celso Russomanno, que disponibilizou um tempo entre a sua agenda como parlamentar e as gravações de seu programa de televisão, para falar com a reportagem sobre o fato ocorrido esta semana e pontuou que é necessário, diante do processo político, que a democracia seja preservada.

Da mesma forma, Russomanno revelou que ainda não teve acesso ao pedido que contém as assinaturas do ex-petista, de representantes de movimentos sociais e do jurista, contudo foi enfático quanto a sua posição caso o projeto conste da pauta para apreciação e votação. “Havendo motivo para o impeachment e, colocado em votação, o meu voto é favorável.”

Rodrigo Garcia

Foi deputado estadual eleito por três legislaturas consecutivas (1999/2010). Atualmente, é deputado federal por São Paulo, reeleito com 336.151 votos. É a quinta maior votação para deputado federal do Estado e a sexta maior do Brasil. Em 1º de fevereiro de 2015, assumiu o quinto mandato e, desde março de 2015, atua como secretário de Estado da Habitação de São Paulo.

Celso Russomanno

No ano de 1994, foi candidato a deputado federal pela primeira vez e obteve a maior votação daquele ano; atualmente, cumpre o quinto mandato no Legislativo Federal. Em 2014, repetindo o feito de dez anos atrás, foi o candidato mais votado do Brasil, porém obtendo a segunda maior votação da história do pleito nacional com 1.524.361, perdendo apenas para Enéas Carneiro em 2002.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.