Soberano desde o começo do jogo, RC Basquete dominou e venceu Franca com facilidade

Matheus Pezzotti

Soberano desde o começo do jogo, RC Basquete dominou e venceu Franca com facilidade
Soberano desde o começo do jogo, Rio Claro Basquete dominou e venceu Franca com facilidade no ginásio Felipe Karam

Finalmente o Rio Claro Basquete voltou a vencer no NBB. Jogando no ginásio Felipe Karam, na noite desta quinta-feira (3), o time comandado pelo técnico Dedé Barbosa superou Franca por 83 a 55 (45 a 23 no primeiro tempo), em jogo válido pela oitava rodada.

O time havia vencido apenas na estreia, contra a Liga Sorocabana, também em casa, por 82 a 67, há exatamente um mês, no dia 3 de novembro, e com o segundo resultado positivo deixa a lanterna, subindo duas posições, ficando em 13º lugar. Com a terceira derrota em sete jogos, Franca está em sétimo.

Com as parciais 23 a 9, 22 a 14, 18 a 11 e 20 a 21, o cestinha foi o ala Dedé Stefanelli, do Rio Claro Basquete, com 14 pontos. Pelo time francano, o armador Cassiano foi quem mais pontuou, com 12 tentos.

O Rio Claro Basquete volta a jogar na próxima semana, quando terá mais dois jogos no Felipão. Na quarta-feira (9), recebe o Basquete Cearense e, na sexta-feira (11), o Vitória. Ambos os jogos marcados para as 20h.

O JOGO
Rio Claro não quis saber de Franca estar desfalcado do armador Nezinho e do pivô Thiago Mathias e iniciou disposto a dominar o jogo. Bem postado na defesa, sem deixar espaços, roubando bolas e dominando os rebotes, fazia rápidas transições ao ataque, rodando a bola, com intensa movimentação, aproveitando os espaços para converter arremessos e infiltrar no garrafão, abrindo 14 pontos de vantagem.

No segundo quarto, o time diminuiu a intensidade, mas Franca não esboçava reação e RC seguiu controlando o jogo, aumentando a vantagem para 22 pontos.

Na volta do intervalo, Rio Claro seguiu mantendo o equilíbrio entre defesa e ataque e abriu 31 pontos (63 a 32).

No último período, com o jogo praticamente ganho, Dedé Barbosa colocou os jovens Tom e Nicolas, ambos da base, para, além de ter mais rotatividade e descanso de seu elenco, dar uma oportunidade para os garotos adquirirem experiência. E, apesar de ter perdido o último quarto por um ponto, venceu com tranquilidade o jogo.

“O time teve equilíbrio, em todos os setores. Um ataque solidário e uma defesa muito física. Não precisamos correr atrás do placar e isso possibilitou jogarmos dessa forma”, analisa o técnico Dedé Barbosa.

Já o ala Dedé destaca a melhora do time, mas que há muito o que melhorar ainda. “A gente já havia dado mostras de melhora. Ainda temos erros, mas estamos no caminho certo”, diz.

FICHA TÉCNICA
RIO CLARO 83 X 55 FRANCA
Local: ginásio Felipe Karam
Campeonato: NBB 8, oitava rodada
Arbitragem: Cristiano Jesus Maranho, Eduardo Albano e Gregório Aguiar Lelis

Rio Claro: Titulares – Daniel Alemão (16), Teichmann (11), Dedé Stefanelli (8), Gui Deodato (9) e Eric Tatu (5). Técnico: Dedé Barbosa.

Franca: Titulares: Schneider (3), Thiaguinho (5), Bruno (7), Isaac (22) e Kurtz (34). Técnico: Lula Ferreira.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA