DENUNCIE VOCÊ TAMBÉM: crimes ambientais devem ser delatados

Sidney Navas

DENUNCIE VOCÊ TAMBÉM: crimes ambientais devem ser delatados
DENUNCIE VOCÊ TAMBÉM: crimes ambientais devem ser delatados

Por meio de uma denúncia anônima, policiais militares ambientais foram até uma casa no bairro Vila Verde, no começo da noite de terça-feira (27), onde apreenderam 15 (quinze) aves pertencentes à fauna brasileira, como coleirinhos, canários da terra, tico-tico rei e 5 (cinco) curiós, que estão sob risco de extinção.

O dono do imóvel e dos pássaros foi multado em cerca de R$ 30 mil e confessou não ter qualquer autorização dos órgãos competentes para manter sua criação. As aves foram examinadas e depois encaminhadas ao criadouro conservacionista de Piracicaba.

Segundo o cabo Flávio Luís Jacomussi, graças à colaboração da comunidade, apreensões do tipo vêm se tornando comuns, principalmente nos bairros afastados da região central.

“Em alguns casos, os pássaros estão maltratados e precisam de cuidados especiais antes de serem devolvidos à natureza. Outros não resistem e acabam morrendo”, explica o policial militar. Crime ambiental é todo e qualquer dano ou prejuízo causado aos elementos que compõem a flora, fauna, recursos naturais e o patrimônio cultural.

Por violar direito protegido, todo crime é passível de sanção (penalização), que é regulado pela Lei nº 605 de 13 de fevereiro de 1998, que determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Ajude a polícia e, quando for o caso, denuncie pelos telefones 190 ou 3524-2339.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.