Rio Claro tem 393 casos de dengue neste ano, conforme números divulgados nesta quarta-feira (20) pela Vigilância Epidemiológica do município. Neste ano o município registrou dois óbitos pela doença e há um terceiro em investigação. Os bairros com mais casos da doença continuam sendo o Jardim Novo 1 (101 casos) e Jardim Novo 2 (29 casos). Jardim das Palmeiras registra 25 casos, Jardim das Nações tem 14 casos, no Centro são nove casos e na Vila Alemã oito casos.

Na sexta-feira (15) o prefeito Gustavo decretou situação de emergência em saúde pública no município por conta da epidemia de dengue e a Fundação Municipal de Saúde adotou medidas para reforçar a estrutura de atendimento. As duas unidades de pronto atendimento do município passam a ter médico exclusivo para atendimentos de dengue no período diurno. Na Avenida 29, os casos mais leves são direcionados para sala específica de dengue. No Cervezão, 20 leitos foram destinados exclusivamente para casos de dengue em que o paciente precisa ficar em observação.

As ações preventivas continuam intensificadas com visitas casa a casa, nebulização e mutirões para a retirada de criadouros do mosquito transmissor. A comunidade também deve fazer a sua parte e é preciso redobrar os cuidados. O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, além de descartar corretamente os materiais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.