Dengue: mais dois óbitos em Rio Claro são investigados

Imagem ilustrativa

Com dois óbitos em investigação e casos confirmados, autoridades de saúde intensificam medidas preventivas e alertam para os sintomas da doença

A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro divulgou nesta sexta-feira (5) que investiga se dois óbitos registrados nesta semana foram causados por dengue. Com isso, o município tem três óbitos em investigação e dois confirmados. Boletim divulgado na segunda-feira (1º) aponta que 651 casos da doença neste ano em Rio Claro.

O Ministério da Saúde orienta que em casos de sintomas de dengue a pessoa procure uma unidade de saúde e não tome remédios por conta própria. São sintomas de dengue: febre alta ou persistente; dores musculares e nas circulações; dor de cabeça ou atrás dos olhos; diarreia ou dor forte na barriga; pressão baixa; náusea e vômitos frequentes; agitação ou sonolência; sangramento espontâneo; diminuição da urina; extremidades frias. A hidratação é imprescindível no tratamento à dengue, por isso é importante beber muita água e levar a garrafinha quando for sair.

A Fundação Municipal de Saúde intensificou ações preventivas à doença, que incluem nebulização, visitas casa a casa e vistorias em pontos estratégicos. A comunidade também deve fazer a sua parte e é preciso redobrar os cuidados no combate ao mosquito transmissor. O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, além de descartar corretamente os materiais.