Uma coletiva na tarde desta sexta-feira (15), na prefeitura municipal, apresentou o plano de contingência contra a dengue para o município de Rio Claro que já vive um cenário epidêmico e de alta transmissão segundo a Fundação Municipal de Saúde.

“Atingimos o número de casos que caracterizam cenário de alta transmissão para a doença. Estamos com 339 casos positivos computados até quinta, dia 14, duas mortes por dengue e agora mais um óbito em investigação. Nossa preocupação está com a presença do sorotipo 2 na região sul da cidade o que além do aumento dos casos está trazendo a doença com mais gravidade. Um mosquito contaminado pode picar em média 350 pessoas”, alertou a Dra. Suzi Berbert – médica infectologista da Fundação Municipal de Saúde.

Coletiva para o enfrentamento da dengue aconteceu na prefeitura de Rio Claro

Dentro deste contexto foram apresentadas as ações que começam a ser executadas além das que já estão sendo realizadas como nebulização, visita casa a casa e mutirões. Em relação as medidas emergenciais de comunicação e mobilização está a reativação da Sala de Situação Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate as arboviroses, a instalação de um centro de informações sobre a dengue na Casa Amarela que fica ao lado da estação, na Rua 1 esquina da Avenida 5 (neste local não haverá assistência médica, apenas informações que possam auxiliar a população) e a entrega de um folheto com orientações sobre a doença que irá junto com a conta de energia elétrica em todas as residências.

No que diz respeito a assistência médica à população foi anunciada uma área específica para atendimento exclusivo da dengue, contratação de médicos e abertura de leitos (confira na tabela os serviços e onde procurar ajuda em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, fraqueza, mal-estar generalizado e manchas vermelhas na pele).

blank

Na oportunidade o prefeito Gustavo Perissinotto também decretou situação de emergência em saúde pública em Rio Claro, em virtude da epidemia de dengue: ”Temos um plano de ações com medidas efetivas para superarmos este momento”, destacou o prefeito Gustavo, acrescentado que o município está empenhado no enfrentamento à dengue. “Esse é um desafio que se apresenta nacionalmente, e, da mesma maneira que superamos a Covid, vamos também superar essa epidemia de dengue”, reforçou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.