Polícia Militar e Guarda Civil Municipal são as responsáveis pela fiscalização ao uso das vagas para deficientes e idosos

Favari Filho

Polícia Militar e Guarda Civil Municipal são as responsáveis pela fiscalização ao uso das vagas para deficientes e idosos
Polícia Militar e Guarda Civil Municipal são as responsáveis pela fiscalização ao uso das vagas para deficientes e idosos

As vagas para deficientes e idosos no Centro da cidade sempre geraram polêmica, pois esses locais são de uso impreterível e exclusivo dessa população específica. Porém, muitas pessoas deixam de lado a cidadania e acabam estacionando nesses espaços reservados em supermercado, hospitais e também nas ruas do centro.

Para o presidente da Associação dos Portadores de Deficiência de Rio Claro (Apoderc), Marco Antônio Elias, o problema é a falta de educação das pessoas. “Já cansei de chamar a atenção, mas é comum desrespeitarem o nosso direito. Sempre que presencio uma experiência desse tipo chamo a Guarda Civil”.

De acordo com Marco as infrações são frequentes, principalmente em alguns horários específicos. “Próximo ao horário de fechamento dos bancos é muito comum ver carros estacionados nas vagas. Existem aqueles que pensam ‘é só um minutinho’, porém esse minutinho pode fazer muita diferença para alguém que queira estacionar”.

Outro ponto para o qual aponta o presidente da Apoderc é a presença das motos que, em alguns locais, invadem o espaço reservado. “Isso acontece em diversos pontos no centro da cidade, principalmente. Contudo, também são frequentes nos estacionamentos de supermercados, nos hospitais. O desrespeito é muito grande e a infração é contínua”, desabafa.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a multa para quem estacionar nessas vagas é de R$ 53,20. Já a fiscalização é realizada pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. A assessoria informa também que “nas vagas que ficam na Área Azul, as agentes de trânsito da empresa procuram localizar o proprietário do veículo estacionado irregularmente e, caso não consigam, acionam a Guarda Civil”.

Os portadores de necessidades especiais para estacionar nessas vagas precisam obter o cartão nacional, instituído pelo Denatran. Já os idosos, a partir dos 60 anos, podem fazer o credenciamento gratuitamente, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17 horas, no Atende Fácil, localizado na Avenida 2 nº 130.

Atualmente, são 50 vagas na região central destinadas para portadores de necessidades especiais. Também há vagas específicas no Shopping Center, Boulevard dos Jardins, supermercados, em frente a clínicas médicas, a hospitais e outros estabelecimentos. O importante, portanto, é exercer cidadania e respeitar as regras não ocupando, nem por um instante sequer, essas vagas exclusivas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.