Radares foram implantados a partir de 2014. A prefeitura informou que, em um comparativo de 2013/2014, RC teve uma redução de 23,5% em acidentes

Carine Corrêa

Radares fixos assim como os móveis foram implantados em Rio Claro a partir do ano passado. Depois que os equipamentos foram instalados e o rio-clarense começou a ser multado por imprudência quanto ao limite de velocidade, o assunto divide opiniões, afinal: imprudência dos motoristas ou “fábrica de multas”? Para isso, a reportagem ouviu a opiniões de alguns motoristas que passaram a conviver com os equipamentos nas vias públicas.

Radares foram implantados a partir de 2014. A prefeitura informou que, em um comparativo de 2013/2014, RC teve uma redução de 23,5% em acidentes
Radares foram implantados a partir de 2014. A prefeitura informou que, em um comparativo de 2013/2014, RC teve uma redução de 23,5% em acidentes

“Eu sou a favor dos radares bem marcados. Ou seja, se é para ser educativo, tem que estar lá e com placas dizendo que lá estão. Acho que medidas para diminuir os acidentes são boas. E creio que campanhas de conscientização deveriam ser feitas com mais frequência” – professor universitário Marcelo Borba.

“Acho que infelizmente é necessário o policiamento por radares, mas que deveriam ser distribuídos de forma mais planejada. Sou contra radares móveis. Infelizmente matamos mais no trânsito do que muitas doenças matam. Somos uma população que só se policia quando o assunto chega ao bolso” – gerente bancária Cláudia Maziero.

“Sou a favor de radar. É uma maneira de disciplinar a população, a exemplo das medidas implantadas pelo prefeito Haddad na cidade de São Paulo. As ações que ele tomou reduziram acidentes de trânsito” – doutoranda em Geociências Claudia Vanessa dos Santos.

“Se o povo obedecesse aos limites de velocidade e demais regras de trânsito, os radares seriam desnecessários. O povo brasileiro não se programa levando em conta deslocamento e trânsito, e não tem paciência nem gentileza ao guiar. É mais fácil reclamar dos radares, atribuir a uma ‘indústria da multa’, que pode até ser que exista mesmo, do que seguir as leis de trânsito” – ecóloga Valéria Trindade Camargo Janny.

Os acidentes diminuíram?

A Prefeitura de Rio Claro informou que, em um comparativo de 2013/2014, Rio Claro teve uma redução de 23,5% na quantidade de acidentes de trânsito. Os equipamentos foram instalados em 2014. “Hoje Rio Claro conta com um total de 27 pontos fixos de fiscalização eletrônica. Além disso, o município possui três radares móveis, que são deslocados para diversos locais”, acrescentou.

Qual foi a mudança na capital paulista?

Matéria publicada pelo G1 revela que mortes no trânsito caíram no 1º semestre em 18,5% na cidade. O balanço foi divulgado em setembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O prefeito Fernando Haddad (PT) creditou o resultado a algumas ações, como o aumento no número de ciclovias, faixas para pedestres e a inclusão de áreas com velocidade reduzida.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens