Defesa Civil realiza terceiro ciclo de atualização técnica

116

A prefeitura realiza até o dia cinco de abril o terceiro ciclo de atualização técnica da Defesa Civil de Rio Claro. As atividades estão sendo realizadas desde a segunda-feira (25) na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, realizadora do evento do qual também participam integrantes da Guarda Civil Municipal, Samu, Tiro de Guerra e Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade. A Defesa Civil de Santa Gertrudes também tem representantes na capacitação.

A maior parte das aulas é realizada na sede da Secretaria de Segurança, no Bairro do Estádio, das 7h15 ao meio dia. Para a quinta-feira (28), está prevista aula prática na piscina olímpica municipal. “Tão importante quanto investir em melhorias na estrutura é manter nossa equipe sempre muito bem preparada, para prestar o melhor atendimento possível à população”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, o curso deste ano deve repetir o sucesso dos realizados em 2017 e 2018. “Além da alta qualidade do curso, também é importante ressaltar a participação de outros setores  que atuam em situações de emergência, pois a boa articulação entre as equipes é essencial em casos desse tipo”, ressalta.

O diretor municipal de Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo, explica que  o curso está voltado para as ações relacionadas a problemas comuns em época de chuvas mais intensas e para os períodos de estiagem. “São situações que exigem busca constante por melhorias na preparação técnica, o que tem sido um dos pilares da atual administração”, esclarece. O treinamento terá carga horária de 60 horas/aula e abrange os temas legislação de Defesa Civil, plano preventivo de Defesa Civil, procedimentos operacionais padrão, vistorias de campo, técnicas para resgate de vítimas em áreas alagadas, combate a incêndios florestais, pronto socorrismo, climatologia, e outros. As aulas são ministradas por profissionais com larga experiência de entidades como Corpo de Bombeiros, Samu e prefeitura.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: