Vale lembrar que menores de 18 anos de idade não podem comprar fogos de artifício ou rojões ( Foto: Nestor Muller)

Lucas Calore

Vale lembrar que menores de 18 anos de idade não podem comprar fogos de artifício ou rojões ( Foto: Nestor Muller)
Vale lembrar que menores de 18 anos de idade não podem comprar fogos de artifício ou rojões ( Foto: Nestor Muller)

tradicional queima de fogos de artifício na noite de Réveillon sempre é muito aguardada pela população. Aos que fazem a festa na virada do ano e se utilizam dos dispositivos é importante tomar cuidados importantes para evitar acidentes.

Niuro Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Rio Claro, afirma que no município poucas lojas estão certificadas para a comercialização dos mesmos. O consumidor deve se atentar a isso ao entrar numa loja. “Orientamos que evitem comprar em lojas clandestinas ou de fabricação caseira, procurem adquirir os fogos de artifício apenas em casas comerciais específicas, autorizadas e registradas”, orienta. As autorizações do comércio devem estar em local de fácil visualização.

A autoridade reforça que no ato da compra deve-se observar as certificações existentes no produto, como a data de fabricação, prazo de validade e modo correto de estocagem. “Após a compra, os mesmos devem ser guardados em locais secos, longe de fontes de calor e de acesso às crianças”, aponta.

Manuseio

É importante lembrar que o manuseio incorreto dos dispositivos gera riscos, desde queimaduras, lacerações até perda de membros como dedos e mãos ou, em caso de acidente mais grave, pode-se levar à morte.

“Se possível, deve-se comprar fogos de artifício que venham com bases de encaixe seguro para acomodar os fogos para a soltura, evitando-se, assim, segurar o artefato”, explica Ribeiro.

Os locais recomendados para a soltura são sempre locais abertos, com distância mínima de 30 a 50 metros de pessoas, edificações, redes de energia, carros, entre outros.

Queimaduras

Em caso de acidentes leves como queimaduras, a orientação do coordenador da Defesa Civil é que a primeira ação deve ser lavar o local atingido no corpo com água corrente em abundância. “Jamais estoure as bolhas, pois as mesmas servem para proteger a pele sensível. Também não colocar medicações (caseiras ou não) sem orientação médica. Encaminhe a pessoa a um hospital para orientações e as providências médicas cabíveis”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.