Trabalho de monitoramento é realizado em Cordeirópolis.

Objetivo do trabalho é identificar qualquer situação de evolução em aumento das vulnerabilidades existentes, visando garantir a segurança das famílias que vivem nesses locais.

Devido ao período de chuvas prolongadas, a Secretaria Municipal de Governo, Segurança e Mobilidade Urbana de Cordeirópolis, através da Defesa Civil, tem intensificado o monitoramento de áreas consideradas de risco. O trabalho é feito de forma programada, considerando o período de chuvas de verão instituído pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, denominada “Operação Chuvas de Verão 2022/2023”, que compreende o período de Dezembro/2022 a Março/2023.

De acordo com o secretário de Governo, Segurança e Mobilidade Urbana, Dalton Carvalho Cais, “a Administração tem tido uma preocupação de estar monitorando as áreas de risco com vistas em manter a tranquilidade dos moradores, bem como identificar qualquer situação de evolução em aumento das vulnerabilidades existentes”, frisou.

Para a coordenadora da Defesa Civil de Cordeirópolis, Bombeiro Civil Municipal Alessandra Cantrella, “as vistorias nas áreas de risco estão sendo feitas de forma periódica com o objetivo de diagnosticar eventuais evoluções, uma vez que um evento de desastre apresenta sinais de evolução e atualmente todas as áreas de risco do nosso município estão em estabilidade”, comentou.

Cuidados

Em caso de tempestades, a Defesa Civil do Estado de SP orienta a população a abrigar-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis; ao notar rachaduras e trincas no telhado, saia imediatamente; não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica; se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente.

Em situações de emergência, o cidadão pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 e 3546-8058, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.