A Defesa Civil de Rio Claro, órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança, divulgou seu balanço anual de atendimento no município. De janeiro a novembro deste ano foram totalizadas 948 ações em toda a cidade.

Em primeiro lugar no ranking ficaram as atividades ligadas ao monitoramento de áreas de risco. No total, 372 ações desse tipo foram deflagradas pelas equipes do departamento de proteção. Áreas de risco entendem-se por locais onde comumente são registrados problemas em Rio Claro. Em dias de tempestades, por exemplo, a Avenida 16, no Jardim São Paulo, fica alagada por conta do transbordamento de um córrego no trecho. As equipes seguem para o local para verificar se há risco para os motoristas e transeuntes. Áreas que oferecem problemas do tipo também se registram na Avenida Visconde do Rio Claro, Avenida Tancredo Neves, Avenida Presidente Kennedy, entre outras.

Neste ano também foram realizadas 171 vistorias de danos estruturais imóveis e locais em geral. No período citado as equipes da Defesa Civil fizeram 76 orientações direcionadas à população e, ainda, prestaram apoio a 60 ocorrências de incêndio no município. As autoridades colaboraram em 54 problemas envolvendo buracos em vias públicas, 53 acionamentos de outros órgãos necessários em situações de proteção e 42 ocorrências com árvores.

Integram-se ao balanço ações com abertura de comportas, apoio a órgãos públicos, doações de lonas, ocorrências com animais, problemas envolvendo produtos químicos, quedas de fios elétricos, postes e outros materiais, vistorias em locais de eventos e operações em conjunto.

Operação Verão

Vale lembrar que desde o dia 1º de dezembro a Defesa Civil de Rio Claro está com a Operação Verão em andamento. O programa tem como intuito reforçar o acompanhamento e ações da corporação a fim de prevenir ocorrências de maior gravidade em todo o município em decorrência de fortes chuvas que são comuns neste período. Os trabalhos seguem até 31 de março do próximo ano.

SMS

Agora a população pode receber alertas de previsões do tempo da Defesa Civil pelo telefone celular. Basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199 informando o CEP em que se localiza sua residência. O serviço é gratuito e o usuário passará a ter informações meteorológicas gratuitamente pelo celular.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.