Uma massa de ar seco cobre o Estado de São Paulo e há condição para registro de temperaturas entre 35°C e 40°C no interior do Estado e de mais de 30°C no litoral e na Grande São Paulo por vários dias consecutivos. Além disso, há condição para índices críticos de umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo de 15% no período da tarde em diversas regionais.

Para enfrentar o calor intenso, as principais recomendações são: reforço na hidratação, utilização de roupas leves, evitar exposição prolongada ao sol e, sempre que possível, permanecer em ambientes frescos e sem aglomerações de pessoas.

As orientações relativas à umidade baixa seguem as recomendações feitas em estudo da Unicamp, a seguir:

• Entre 21 e 30% – Estado de Atenção: Evitar exercícios físicos ao ar livre, umidificar o ambiente, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, consumir água à vontade;

• Entre 12 e 20% – Estado de Alerta: Observar as recomendações do estado de atenção, suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico para olhos e narinas;

• Abaixo de 12% – Estado de Emergência: Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta, determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre e de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.