Foto repassada nas redes sociais mostra alagamento no pontilhão do Cervezão provocado com a chuva desse domingo (22)

Carine Corrêa

Foto repassada nas redes sociais mostra alagamento no pontilhão do Cervezão provocado com a chuva desse domingo (22)
Foto repassada nas redes sociais mostra alagamento no pontilhão do Cervezão provocado com a chuva desse domingo (22)

A chuva desse domingo (22) mobilizou a Defesa Civil de Rio Claro em alguns pontos da cidade. Somente na região do Lago Azul, choveu cerca de 44 milímetros de água. Com este volume, o lago transbordou e foi necessário o deslocamento de uma equipe do órgão.

Em alguns locais houve a ocorrência de alagamentos, como na Avenida Visconde, no trecho da Avenida 32 até a Rua 9; transbordamento do Córrego Wenzel, na Avenida 16, entre Ruas 21 e 22, no Jardim São Paulo; inundação na Rua M-4, próximo à linha férrea, no bairro Vila Martins; e alagamento no pontilhão do Cervezão, nas imediações da Avenida 50.

No Jardim Novo I, uma residência foi atingida com a enxurrada. O escoamento de água de outra ruas, segundo a Defesa Civil, acabou convergindo na direção dessa casa. Uma árvore pequena ainda caiu na Avenida Felício Castelano. Na Avenida 7, na região do Rupiara, uma equipe foi até o bairro para atender a ocorrência do asfalto que cedeu, culminando na formação de um buraco.

Por enquanto, não há previsão de chuvas. A Defesa Civil estima que a próxima precipitação ocorra somente no próximo domingo (29). A temperatura máxima para esta terça-feira (24) está prevista em 28ºC e a mínima em 16ºC.

Segundo o Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o final de semana contabilizou ao todo um acumulado de 67 milímetros. Em todo o mês, o departamento meteorológico da universidade ainda calculou volume total de chuva em 145 milímetros, bem próximo a média para março, que é de 150 milímetros.

“A chuva pode persistir ainda nesta terça-feira (24), mas o tempo deve estabilizar”, ressaltou Carlo Burigo, técnico do Ceapla. As temperaturas, segundo Burigo, devem aumentar a partir de sexta-feira (28). Ele ainda explica que nos primeiros dias do outono devem haver a ocorrência de chuvas, já previsto na estação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.