Dedé chegou na sexta rodada e tirou o time da lanterna, classificando-o pela primeira vez aos playoffs, chegando às quartas de final

Matheus Pezzotti

Dedé chegou na sexta rodada e tirou o time da lanterna, classificando-o pela primeira vez aos playoffs, chegando às quartas de final
Dedé chegou na sexta rodada e tirou o time da lanterna, classificando-o pela primeira vez aos playoffs, chegando às quartas de final

Chegar para mudar a situação do time, até então em último no NBB. Esta foi a missão dada ao técnico Dedé Barbosa no Rio Claro Basquete a partir da sexta rodada. E o comandante mostrou que não foi eleito o melhor técnico do NBB 7 à toa, já que chegou até as quartas de final, ficando entre os oito melhores do país nesta temporada.

“Desde o começo foi uma coisa muito rápida. A minha vinda, quando cheguei, estava no meio da temporada. Não foi simples. Foi um choque para os dois lados, sem o tempo que a gente precisaria para conhecer todos dentro e fora da quadra. Encontramos um time [Flamengo] pela frente que é uma briga injusta pela realidade nossa, desumana até. Acho que poderia ser feito um sistema mais justo com todos os times na montagem dos elencos, como é feito no vôlei. Mas os jogadores foram até o final. Todos estavam esperançosos de ter o quarto jogo. Para Rio Claro seria muito bom. Acho que um pouco mais, principalmente no primeiro jogo, teríamos conseguido”, comenta.

E, apesar do pouco tempo de trabalho, Dedé Barbosa não se surpreendeu com a campanha. “Eu apostava nisso. Não foi o suficiente para chegar mais longe, mas foi uma surpresa agradável pelo tanto que os atletas se doaram. Tinha muito mais coisa para passar. Queria conhecer mais a fundo os jogadores. Tenho certeza de que podem dar mais, mas alguns tiveram problemas pessoais, de lesão. Segurei muita coisa de tática e técnica e ficou muito no básico, mas eles fizeram bem feito”, finaliza.

FUTURO
“A temporada terminou de um jeito que tem tudo para crescer, mas a questão não é montar um time dos sonhos, mas ter mais estrutura. Já falei de querer permanecer, mas tem eleição [municipal] e é durante a temporada e fica a dúvida. Não conversei com ninguém, mas acho que é muito viável para começar um trabalho”, diz.

Está prevista uma reunião nesta semana entre a Associação Cultural Beneficente e Desportiva (ACBD Rio Claro), que administra o basquete, com os atuais patrocinadores para tratar da próxima temporada, no qual o time disputará o Paulista e o NBB 9, visando planejamento, renovação de contrato de jogadores e busca de novos patrocinadores.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA