CRIATIVIDADE NATALINA: mulheres usaram a imaginação para construir e montar esse ‘boneco de neve’ com copinhos descartáveis para água. Todo mundo adorou o resultado

Sidney Navas

 CRIATIVIDADE NATALINA: mulheres usaram a imaginação para construir e montar esse ‘boneco de neve’ com copinhos descartáveis para água. Todo mundo adorou o resultado

CRIATIVIDADE NATALINA: mulheres usaram a imaginação para construir e montar esse ‘boneco de neve’ com copinhos descartáveis para água. Todo mundo adorou o resultado

Em tempos em que a preocupação com o meio ambiente é uma constante cada vez maior, toda e qualquer iniciativa nesse sentido atrai a atenção das pessoas. Foi pensando na natureza e no melhor aproveitamento de materiais que seriam simplesmente jogados no lixo que Claudia Kapp e Estefany Roberta Oliveira, funcionárias de um clube de recreação no Centro da cidade, resolveram ‘arregaçar as mangas’ e montar a decoração de Natal utilizando apenas copinhos de água e café usados. “As pessoas precisam se preocupar com a natureza e encontrar formas de preservar nossos recursos, que já estão tão escassos. Foi a partir daí que tivemos essa grande ideia que rendeu muitos elogios”, explica Claudia Kapp.

Ela acrescenta também que todos os copinhos foram devidamente separados e lavados e na sequência grampeados para poder dar forma ao ‘boneco de neve’. “Nos demais acessórios, como o chapéu e o lenço, foram usados materiais leves que não agridem o nosso ecossistema”, confirma Stefany Roberta.

Outra decoração feita pela dupla é o desenho imitando um anjo da guarda seguindo os mesmos padrões, cujo resultado também ficou satisfatório, despertando a atenção dos frequentadores do clube, como a do jovem Alysson dos Anjos. “Gostei muito da ideia e acredito que ela deveria ser espalhada por aí”, relata o rapaz.

Além de horas de trabalho, foi preciso juntar ao menos mais de 300 copinhos para que tudo saísse como o planejado. “Agora tenho a intenção de propagar esse modelo de decoração para outros locais e espero que um número cada vez maior de pessoas possa aderir ao movimento, afinal de contas a natureza e todos nós agradecemos”, finaliza Claudia.

Mais exemplos

No Poder Público, o mesmo vem ocorrendo em determinados setores, como, por exemplo, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) da Secretaria Municipal de Assistência Social, que realizou recentemente sua oficina gratuita de decoração com garrafinhas de vidro para as mulheres usuárias do sistema. Tal atividade envolveu questões como a autoimagem, superação de obstáculos e técnicas de desinibição, que conduzem a uma sensação de integração com o mundo.

Participaram da oficina dez usuárias do Cram, entre elas idosas e portadoras de deficiência que aprenderam a reciclar garrafas de vidro já antigas, encapando-as com retalhos de tecido. As mesmas servirão como objetos de decoração ou poderão ser vendidas, aumentando assim a renda familiar. A oficina foi ministrada pela professora Lucimara Gomes da Silva que, por sua vez, avaliou a atividade como um importante fator na promoção da sustentabilidade e no desenvolvimento das pessoas, afastando-as um pouco da rotina do dia a dia. Para Cristiane Paccola, psicóloga do Cram, é por meio dessas oficinas que as pessoas descobrem suas aptidões e mostram sua criatividade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.