Aumentou o número de rio-clarenses que declararam o Imposto de Renda da Pessoa Física em 2019, em comparação com o ano anterior, dentro do prazo estipulado. A informação é da Receita Federal, que também destaca que, entre os municípios da Delegacia de Piracicaba, Rio Claro é o terceiro com o maior número de declarações entregues, ficando atrás apenas de Piracicaba e Americana.

Segundo o órgão ligado ao Ministério da Economia, a Receita Federal estimava receber na cidade 46.487 declarações em 2019, entretanto o município superou a previsão, sendo entregues no prazo 46.914 declarações, um acréscimo de pouco mais de 5,16% em relação ao ano passado, que chegou a 44.612 declarações. Ou seja, foram 427 declarações acima da previsão para este ano e 2.302 declarações a mais que 2018. O prazo para envio da declaração teve início no mês de março e terminou na semana passada, no último dia 30 de abril. Em todo o Brasil, os sistemas da Receita Federal registraram 30.677.080 milhões de declarações.

“Na região de Delegacia da Receita Federal de Piracicaba temos 25 municípios e o acréscimo foi de aproximadamente 4,8% sobre o ano anterior, sendo recebidas em 2019 no prazo 334.947 declarações, superando a previsão que era de 332.982 declarações”, destaca Antonio José Furlan, auditor fiscal e delegado-adjunto da unidade na cidade vizinha.

Ainda de acordo com o profissional, o motivo que fez superar a previsão é principalmente o não reajuste da tabela do Imposto de Renda. “Isto fez com que mais contribuintes entrassem nas condições obrigatórias para a entrega e também uma maior percepção de risco dos contribuintes em relação ao trabalho da Receita Federal no cruzamento de dados e no acompanhamento fiscal”, finaliza.

Fora do Prazo

Quem não entregou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2019 dentro do prazo já pode fazê-lo desde o dia 2 de maio, mas estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.