Desde o primeiro semestre desse ano, o Daae já fez a troca de mais de 600 metros de rede antiga por tubulação moderna e resistente, melhorando o abastecimento em diversas regiões da cidade.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro tem feito a substituição de redes mais antigas da cidade por outras mais modernas e resistentes.

Dessa vez, a equipe de manutenção e obras da autarquia vai realizar, na quinta (5) e sexta-feira (6), esse serviço na Avenida 4, entre as ruas 13 e 14, na Vila do Rádio.

Caso não chova, será feita a troca de aproximadamente 100 metros de tubulação de ferro fundido por Polietileno de Alta Densidade (Pead), que tem mais de 100 anos de vida útil, alto desempenho e flexibilidade, não forma incrustações na rede, além de ser resistente ao impacto e imune a corrosões.

O Daae divide esse tipo de trabalho em etapas, já que o fornecimento de água precisa ser interrompido durante o serviço. A conclusão é feita no mesmo dia, evitando assim, que a região fique sem água de um dia para o outro.

A autarquia orienta que os consumidores que moram próximos ao local em que o serviço será realizado, façam uso racional da água e reforça a importância de todos terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante serviços dessa natureza, os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água quando usada racionalmente, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.

Este trabalho tem sido feito desde o primeiro semestre desse ano com a troca de mais de 600 metros de tubulação bastante antiga, em vários trechos da cidade. Por serem de ferro fundido, estavam praticamente obstruídas por incrustações, dificultando o fluxo da água.

Assim que retomado o abastecimento, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas e atende ligações de telefone fixo e celulares.

O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.