Com poucas chuvas, os baixos níveis dos rios que abastecem Rio Claro continuam baixos, principalmente o Ribeirão Claro, cuja água bruta é captada para tratamento e fornecimento de água para as regiões sul, leste e central, que representa 40% da cidade.

Com isso, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro faz novo apelo para que não só os moradores desses bairros, mas toda a cidade faça o uso racional da água. Os outros 60% do município são abastecidos pela água tratada oriunda do rio Corumbataí, que, embora a situação esteja menos crítica nesse manancial, a autarquia reforça que o uso responsável da água deve se tornar um hábito de todos os munícipes, para garantir o abastecimento para toda a cidade, sem desperdícios.

Um dos grandes ‘vilões’ que contribuem para o consumo excessivo de água é a mangueira. Lavar calçada com esse utensílio doméstico é um hábito comum, mas gera grandes prejuízos. De acordo com o Daae, em 15 minutos, são desperdiçados cerca de 280 litros de água.

A autarquia pede que os munícipes usem vassouras para esse tipo de limpeza, evitando desperdícios. Se houver uma sujeira localizada, utilize balde com água apenas no local.

A mangueira também é bastante utilizada para lavar carro. Com 30 minutos de limpeza, com meia volta de abertura da torneira, o desperdício pode chegar a quase 500 litros de água. Para reduzir, basta lavar o carro somente com balde com água e sabão, reduzindo o consumo para apenas 80 litros aproximadamente.

O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior ao fechar a torneira ao se ensaboar. Banho de ducha por 15 minutos consome em média 135 litros de água. Com a torneira fechada e com a redução do tempo para cinco minutos, o consumo cai para 45 litros.

Ao escovar os dentes com a torneira fechada é possível economizar mais de 11 litros de água. O mesmo se aplica para a tarefa de fazer a barba. Lavar o rosto rapidamente ajuda a economizar ainda mais o consumo.

Vaso sanitário gasta, em média, de 10 a 14 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar até 30 litros. A autarquia recomenda que mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.

Lavar a louça em 15 minutos gasta cerca de 120 litros de água. Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros. Uma lavadora de louças gasta em média, 40 litros. O ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia. Ao utilizar um copo de água, são necessários pelo menos outros dois de água potável para lavá-lo. Por isso, procure utilizar o mesmo copo durante o dia.

Lavadora de roupas gasta por volta de 130 litros. O ideal é usar sempre com a capacidade total e no máximo três vezes por semana. No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 280 litros. Aproveite a água do enxágue para lavar o quintal e economizar ainda mais.

Ao molhar as plantas com mangueira durante 10 minutos, o consumo pode chegar a 190 litros. O ideal é utilizar regadores, podendo gerar uma economia de 100 litros por dia.

Uma piscina exposta pode perder cerca de 4.000 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente. Com uma cobertura, a perda é reduzida em 90%.

O Daae ressalta que não há racionamento na cidade e lembra que é momento de pandemia e, por isso, pede que o uso da água seja voltado apenas para alimentação e higiene pessoal, essencial e indispensável como forma de evitar a infecção pelo novo coronavírus.

A autarquia também tem encontrado alternativas para seguir captando água, mesmo com o nível baixo dos rios. No início do mês de outubro, diminuiu o volume de captação de água bruta do Ribeirão Claro, reduzindo a pressão no fornecimento de água para os bairros abastecidos pela ETA 1.

Essa manobra foi feita para que o volume de água tratada dure mais tempo e o fornecimento de água continue de maneira ininterrupta, ou seja, a água pode chegar em alguns bairros com menos pressão, mas sem afetar o abastecimento, quando usada de maneira consciente e responsável.

O Daae explica que, caso os bairros mais baixos e próximos das duas ETAs não usem a água de maneira consciente e responsável, os bairros mais distantes e localizados em regiões mais altas poderão ficar temporariamente sem água, como já aconteceu em situações esporádicas, principalmente na região do bairro Jardim Novo.

Por isso, a autarquia pede para que toda a população faça o uso responsável da água para que o fornecimento chegue para todos nesse período em que o Ribeirão Claro está baixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.