O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro segue realizando melhorias na rede de abastecimento com a troca de redes mais antigas de abastecimento de água por outras mais modernas e resistentes em diversos pontos da cidade.

Na quarta-feira (26), uma das equipes de manutenção e obras da autarquia executou a troca de parte dos 110 metros de tubulação bastante antiga, de ferro fundido de 50 milímetros de diâmetro, localizada na Avenida 46 entre as ruas 8 e 9, no Alto de Santana.

Como o fornecimento de água precisa ser interrompido para a execução do serviço, a autarquia divide esse tipo de trabalho em etapas. A conclusão é feita no mesmo dia, evitando assim, que a região fique sem água de um dia para o outro. Então, caso não chova, a equipe do Daae vai trocar o restante deste trecho na quinta-feira (27).

“Por ser de ferro fundido, a tubulação estava praticamente obstruída por incrustações, dificultando a vazão, pressão e o fluxo da água. Essa ação vai melhorar o abastecimento na região, já que todo o trecho está sendo renovado e modernizado com rede de 63 milímetros de Polietileno de Alta Densidade (PEAD)”, explica o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.

Ainda segundo o superintendente, a tubulação de PEAD é utilizada nos reparos emergenciais na rede da cidade e tem mais de 100 anos de vida útil, alto desempenho e flexibilidade, além de não formar incrustações na rede e ser bastante resistente ao impacto e imune a corrosões, melhorando consideravelmente o fornecimento de água.

Como é necessário interromper o abastecimento na região para realizar o serviço, a autarquia reforça a importância de todos terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante serviços dessa natureza, estes imóveis não sofrem com eventual falta d’água quando usada racionalmente, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.

Assim que retomado o abastecimento, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas e atende ligações de telefones fixos e celulares.

O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.