O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro executou, na manhã desta quarta-feira de Cinzas (22), limpeza emergencial no canal de captação de água do rio Corumbataí.

Segundo o departamento técnico da autarquia, foram cerca de cinco horas de serviço, com a retirada de aproximadamente 500 mil litros de barro, arrastados no manancial pelas fortes chuvas dos últimos dias. O serviço foi necessário para não comprometer o tratamento e fornecimento de água aos bairros abastecidos pela ETA 2.

Como procedimento padrão e controlado, foi necessário parar temporariamente as operações da Estação de Tratamento de Água (ETA 2) que foi religada imediatamente após o término do serviço, no final da manhã desta quarta-feira (22) e o abastecimento foi retomado gradativamente.

O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta e ressalta a importância de a população fazer sempre o uso consciente e sem desperdícios da água.

Estão sendo feitas descargas em vários pontos da rede, mas o retorno do abastecimento pode resultar em casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares, ou pelo Whatsapp, no telefone (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

A ETA 2 fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi e é responsável pelo abastecimento de 60% da cidade. Os outros 40% são distribuídos pela ETA 1, que fica no bairro Cidade Nova e segue funcionando normalmente.