Grande quantidade de barro também foi retirada dos dois poços de sucção, após intenso trabalho que durou mais de nove horas.

Grande quantidade de barro também foi retirada dos dois poços de sucção, após intenso trabalho que durou mais de nove horas.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro executou, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17), nova limpeza emergencial para a retirada de barro acumulado no canal de captação de água bruta do rio Corumbataí e também dos dois poços de sucção da Estação de Tratamento de Água (ETA 2).

O serviço durou mais de nove horas, com a retirada de mais de dois milhões de litros de barro. A ETA 2 foi religada por volta das 18h desta sexta-feira (17) e as operações foram retomadas com os trabalhos de captação e tratamento de água. O abastecimento está sendo retomado aos poucos e a previsão para normalização do fornecimento de água aos bairros abastecidos é para até durante a manhã de sábado (18).

A ETA 2 abastece bairros das regiões Leste, Oeste e alguns bairros da região Sul e o distrito de Ajapi, correspondendo a 60% da cidade. Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1, que fornece água para as regiões Norte, Sul e Central e segue funcionando normalmente.

“A canaleta estava completamente assoreada, com muito barro, lama, galhos e folhas, que acumulou devido as chuvas das últimas semanas. Infelizmente é necessário parar temporariamente a ETA 2 para fazer a limpeza para desobstruir a área da captação e retomar o tratamento da água. É um trabalho demorado, mas extremamente essencial para mantermos o abastecimento com quantidade e qualidade aos bairros abastecidos”, explica o diretor técnico do Daae, Denilson Massaferro Junior.

Ainda de acordo com o departamento técnico da autarquia, o barro fica acumulado na canaleta de captação por conta do arraste no manancial do rio Corumbataí, ainda resquício das fortes chuvas da semana passada. O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui transtornos em ocasiões como esta.

Serão feitas descargas em vários pontos da rede, mas o retorno do abastecimento pode resultar em casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares. A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.