Nesta semana, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) está integrando à rede de abastecimento, mais um reservatório de 1 milhão de litros. Localizado na Avenida 29, na esquina da Rua 11, próximo ao Estádio Municipal Augusto Schmidt Filho, a ação vai melhorar a reserva de água, o controle e vazão da pressão no abastecimento em bairros próximos.

Mas para estar em pleno funcionamento e ser integrado à rede já existente, a autarquia está realizando procedimentos técnicos operacionais para garantir a manutenção da qualidade e potabilidade da água oferecida à população.

Por isso, a partir das 23 horas deste sábado (27), o Daae vai realizar o processo de higienização (desinfecção) do interior do reservatório. Durante essa etapa, será necessário fazer o descarte de toda a água que está armazenada no reservatório.

“A higienização é feita para deixar o reservatório em condições para armazenar água potável. Como o reservatório será esvaziado lentamente para evitar eventuais trechos alagados nas vias próximas, a ação será feita nesse dia e horário, visando impactar o mínimo possível o fluxo de trânsito no local”, explica o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.

A autarquia esclarece ainda que essa ação não afeta o abastecimento, ou seja, não haverá falta d’água por conta desse procedimento e o descarte dessa água armazenada não é caracterizado como desperdício, já que é usada especificamente para limpeza e não pode ser reutilizada.

“Por conter produtos químicos, essa água se torna imprópria para qualquer tipo de consumo, sendo necessário fazer o descarte, de forma controlada, pelo Daae”, comenta o superintendente da autarquia.

Na fase seguinte, será feita análise bacteriológica do reservatório e caso os resultados estejam dentro dos padrões, o reservatório estará apto a armazenar água e ser integrado à rede de abastecimento já existente. Caso seja necessário, o Daae repetirá, dentro de alguns dias, todas as etapas do procedimento de limpeza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.