Serviço necessário para manter a qualidade no tratamento da água será realizado das 21 horas às 2 horas e foi dividido em etapas para impactar o mínimo possível o fornecimento nos bairros abastecidos.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro realiza, a partir das 21 horas desta terça-feira (5), nova etapa da limpeza no floculador da Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, que fica no bairro Cidade Nova. De acordo com o departamento técnico do Daae, o serviço foi dividido em etapas e está sendo realizado em período de menor consumo para impactar o mínimo possível o abastecimento. Essas medidas são necessárias pelo fato da ETA 1 ser composta por floculador único para todos os decantadores.

“A limpeza do floculador é fundamental para manter as operações da ETA e a qualidade da água tratada para distribuição”, afirma o diretor técnico do Daae, Denilson Massaferro Junior. Para executar esse trabalho, será necessário parar temporariamente as operações da ETA 1. A limpeza está prevista para terminar de madrugada, até às 2 horas de quarta-feira (6). 

Durante o serviço, pode ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d’água no distrito de Assistência e nos bairros das regiões norte, sul e central, abastecidos pela ETA 1, que correspondem a 40% da cidade. O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como essa.

Serão feitas descargas na rede, mas em casos pontuais de água turva ou “esbranquiçada”, o munícipe deve relatar a situação para a Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas, telefones fixos e celulares. A ETA 2, que fica na estrada vicinal Nicolau Marotti e abastece os outros 60% da cidade, seguirá funcionando normalmente. Em caso de chuva, o serviço será remarcado.