Daae intensifica doação de mudas de açaizeiros

85

Divulgação

Nos primeiros dois meses deste ano o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro já doou mais de 6.200 mudas de espécies da mata ciliar e do cerrado brasileiro. São espécies cultivadas no viveiro de mudas do Daae e doadas a proprietários rurais dos municípios de Rio Claro, Ipeúna e Corumbataí.

A novidade deste ano foi a ampliação do cultivo de açaizeiros (Euterpe oleracea), palmeira brasileira que se desenvolve próxima aos ribeirões, rios, igapós, várzeas e nas matas de terra firme, produz um fruto bacáceo de cor roxa, consumido de diversas formas em sucos, doces, sorvetes e geléias, e por pessoas que praticam exercícios físicos, corridas e musculação.

Além de seu fruto, que possui excelente valor nutricional, o açaizeiro também é muito apreciado por sua beleza
Além de seu fruto, que possui excelente valor nutricional, o açaizeiro também é muito apreciado por sua beleza

Segundo o diretor de projetos do Daae, Willy Werner Grassmann Bobbo, os proprietários rurais interessados podem solicitar gratuitamente as mudas de açaí pelos telefones 3531-5212-3531-5219 ou pelo celular (19-99132-1264 – Willy) para agendar a quantia solicitada e a data de retirada das mudas.

As mudas doadas são plantadas, em sua maioria, em áreas de Áreas de Preservação Permanente (APPs), localizadas no entorno de cursos d’água e nascentes, a fim de proteger os recursos hídricos contra erosão, assoreamento e criando uma barreira verde, deixando o ambiente com temperaturas mais amenas. Essa vegetação também coleta as águas de chuva por meio das folhagens, melhorando a infiltração no solo, o abastecimento do lençol freático e contribuindo com a diversidade da fauna e da flora.

Entre as espécies doadas pelo Daae também estão o ipê branco, ingá, paineira, pitangueira, figueira branca do brejo, marmeleiro, peroba rosa, aroeira verdadeira; araçá roxo e outras.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: