Em mais uma ação de melhoria no fornecimento de água no município, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está fazendo a troca das redes mais antigas de abastecimento de água por outras mais modernas e resistentes em diversos pontos da cidade.

Nesta semana, a equipe de manutenção e obras da autarquia está substituindo 180 metros da tubulação na Rua Jacutinga, próxima da Avenida Saburo Akamine. Já foram substituídos mais de 60 metros da tubulação instalada cerca de 50 anos atrás.

Por ser de ferro fundido, a tubulação estava praticamente obstruída por incrustações, dificultando o fluxo da água e essa ação visa melhorar o abastecimento já que todo o trecho está sendo renovado com rede de 63 milímetros de Polietileno de Alta Densidade (Pead).

“O Pead tem mais de 100 anos de vida útil, alto desempenho e flexibilidade, não forma incrustações na rede, é resistente ao impacto e imune a corrosão, melhorando consideravelmente o fornecimento de água na cidade”, informa o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, destacando que a iniciativa segue as determinações do prefeito João Teixeira Junior. O investimento para esse trecho de 180 metros é de aproximadamente R$ 180 mil.

O Pead já tem sido utilizado pela autarquia quando realiza manutenções emergenciais na rede da cidade. De acordo com o Daae, atualmente, há aproximadamente 900 quilômetros de rede de água em todo o município e para fazer a troca das tubulações mais antigas para este material mais moderno e resistente, o investimento seria em torno de R$ 50 milhões.

O trecho da Rua Jacutinga deve ser finalizado até o final desta semana desde que a condição climática seja favorável para a realização do serviço. A obra está sendo feita por etapas e a substituição dos 180 metros de rede deve ser concluída até a primeira quinzena deste mês.

“O Daae está fazendo o mapeamento das áreas mais críticas para continuar, gradativamente, realizando essas ações em todo o município”, comenta o diretor técnico, Marcio Frandi.

Esse mapeamento tem sido feito com os dados do sistema de georreferenciamento das redes de água e esgoto de toda a cidade, realizado recentemente pela equipe de engenharia da autarquia, permitindo que o planejamento de obras seja feito de forma muito mais prática, rápida e eficiente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.