O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro segue realizando a substituição das redes mais antigas da cidade por outras mais modernas e resistentes.

Dessa vez, a equipe de manutenção e obras da autarquia está trabalhando no bairro Cidade Claret.

Nessa quarta-feira (21), os funcionários do Daae farão a troca de mais 80 metros de tubulação na Avenida 6, entre as Ruas 15 e 16. Na terça (20), a autarquia fez a troca de outro trecho de 80 metros na Rua 16, com as Avenidas 4 e 6, totalizando 160 metros nos dois dias.

Para realizar o serviço, o Daae divide esse tipo de trabalho em etapas, já que o fornecimento de água fica temporariamente interrompido até a conclusão dos trabalhos, que acontece no mesmo dia, evitando que a região fique sem água de um dia para o outro.

O Daae orienta que os consumidores que moram próximos ao local em que o serviço está sendo realizado façam uso racional da água e reforça a importância de todos terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção, os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água quando usada racionalmente, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.

Este trabalho é continuação do serviço feito no final de setembro no bairro, quando foram trocados 300 metros de tubulação na Avenida 4, entre as Ruas 16 e 18. Desde o primeiro semestre, o Daae já trocou mais de 600 metros de tubulação bastante antiga em vários trechos da cidade, que por serem de ferro fundido, estavam praticamente obstruídas por incrustações, dificultando o fluxo da água.

Segundo funcionários do Daae, essa ação vai melhorar o abastecimento, já que todo o trecho está sendo renovado com rede de 63 milímetros de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que tem mais de 100 anos de vida útil, alto desempenho e flexibilidade, não forma incrustações na rede, além de ser resistente ao impacto e imune a corrosões.

Assim que retomado o abastecimento, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas e atende ligações de telefone fixo e celulares.

O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.