Atualmente a Estação de Tratamento de Água (ETA) 1 está localizada no bairro Cidade Nova, mas deverá ser transferida futuramente para área no limite com a Feena

Serviço acontece na Rua 15 com a Avenida 19. ETA 1 precisou ser temporariamente desligada para despressurizar a rede e evitar danos em outras adutoras.

Na manhã desta terça-feira (28), o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está fazendo a troca emergencial de registro de manobra de uma adutora de 150 milímetros na Rua 15, esquina com a Avenida 19, no bairro Consolação.

“A válvula do registro apresentou defeito e estamos realizando a troca. Esse serviço emergencial faz parte de uma série de ações que o Daae está realizando em diversos trechos da cidade que vai melhorar o fluxo da pressão no abastecimento em pontos críticos, como o Jd. Brasília, já que essa linha também abastece aquela região”, explica o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.

De acordo com o departamento de engenharia da autarquia, foi necessário desligar temporariamente a Estação de Tratamento de Água (ETA 1), que fica no bairro Cidade Nova, para despressurizar totalmente a rede, evitando riscos de rompimento de adutoras em outros trechos.

A previsão para a conclusão do serviço é para o final da tarde desta terça-feira e a normalização do fornecimento de água para durante a noite.

Neste período, pode ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d’água no distrito de Assistência e nos bairros das regiões norte, sul e central, abastecidos pela ETA 1, que correspondem a 40% da cidade.

O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta.

Serão feitas descargas na rede, mas a paralisação pode ocasionar casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

Durante o serviço, o trânsito ficará interditado na Rua 15 e a atenção dos motoristas deve ser redobrada no local. A recomendação é procurar por rotas alternativas.

A ETA 2, que fica na estrada vicinal Nicolau Marotti e abastece os outros 60% da cidade, segue funcionando normalmente.