Abastecimento deve ser normalizado até o final da tarde deste domingo (13/12/2020). Uso responsável da água na região se faz necessário no período.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está fazendo, desde o início da manhã deste domingo (13/12/2020), reparo emergencial em adutora de 200 milímetros, que se rompeu na Rua 30, em frente ao Condomínio Vista Verde, no bairro Jardim Paulista 1.

No local em que a adutora se rompeu havia um veículo estacionado que cedeu junto com o asfalto. O Daae fez a retirada do veículo por volta das 11 horas, possibilitando o início do serviço de reparo da tubulação. A autarquia também vai arcar com todas as despesas ao proprietário do veículo.

A previsão inicial para conclusão dos trabalhos é para o final da tarde desse domingo (13), e o abastecimento nos bairros deve ser normalizado gradativamente logo após o término do serviço.

Para realizar o reparo emergencial foi necessário interromper temporariamente o abastecimento de água no local, o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros: Jardim das Palmeiras, Paulista 1, Nova Rio Claro, além de bairros e condomínios localizados nas proximidades.

Nesse período, o Daae orienta que os consumidores façam uso racional da água e reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção os imóveis que possuem esse reservatório não sofrem com eventual falta d’água, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.

Conforme o abastecimento vai sendo retomado gradativamente nos bairros, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e atende ligações de telefones fixos e celulares.

Os casos pontuais de cor escura na água se devem ao fato de, com a paralisação temporária do fornecimento de água, acaba ocasionando a despressurização da rede e isso faz com que as incrustações que estão na parede da tubulação se soltem. Ao retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.

O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Idoso desaparecido em Anápolis (GO) é localizado em Rio Claro

Escola infantil Vô Chico promove caminhada contra a dengue

As raízes italianas de Rio Claro