O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro faz nesta quarta-feira (13) reparo emergencial em adutora de 300 milímetros que se rompeu em uma área próxima ao campo de futebol do Juventus, no Jardim Brasília.

Para executar o serviço foi necessário interromper temporariamente o abastecimento de água na região, o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros: Jardim Guanabara, Jardim Alvorada, Jardim Esmeralda, Terra Nova, Chácara Lusa, Monte Rei, Residencial Quebec e Jardim das Nações 1 e 2.

A previsão para conclusão dos trabalhos é para o final da manhã desta quarta-feira (13) e o abastecimento nos bairros deve ser normalizado durante o período da tarde. Nesse período, o Daae orienta que os consumidores façam uso racional da água e reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção, os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água, quando usada racionalmente.

As caixas d’água são essenciais para reduzir transtornos em caso de interrupção no fornecimento, já que possuem volume suficiente para 24 horas de consumo racional, além de a instalação ser obrigatória, conforme o Código Sanitário Estadual.

A autarquia informa que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado” em alguns casos.

“Isso ocorre devido à liberação de microbolhas dissolvidas na água. Ou seja, nesse caso, a água só está cheia de ar, podendo ser consumida normalmente. Tanto é que, após alguns segundos em repouso, a água volta a ficar incolor”, explica o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

Assim que o serviço for concluído, a normalização da pressão e o abastecimento serão restabelecidos aos poucos e serão realizadas descargas na rede. Poderá haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%