Imagens ilustrativa

Desde o início da manhã desta terça-feira (19 de novembro), o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está fazendo reparo emergencial em adutora de 200 milímetros que se rompeu na Avenida Perimetral, entre as ruas 11 e 12, no bairro BNH, próximo ao reservatório de água da Avenida 40.

Para realizar o serviço, foi necessário interditar o trânsito na via, no sentido centro-bairro. A orientação é para que o munícipe redobre a atenção e os cuidados, e evite transitar nas proximidades, procurando rotas alternativas para diminuir riscos de acidentes.

Também foi necessário interromper temporariamente o abastecimento de água, o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros: Parque Universitário, Wenzel, BNH, Alto do Santana, Santana, Vila Elizabeth, Vila Olinda e outros bairros próximos.

A previsão para conclusão dos trabalhos é para o final da manhã desta terça-feira (19) e o abastecimento nos bairros deve ser normalizado durante a tarde.

Nesse período, o Daae orienta que os consumidores façam uso racional da água e reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção, os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água, quando usada racionalmente.

“Com volume suficiente para 24 horas de consumo racional, as caixas d’água são essenciais para reduzir transtornos em casos de interrupção no fornecimento, além da instalação ser obrigatória, conforme o Código Sanitário Estadual”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

O Daae informa ainda que, após os serviços de reparo, ao restabelecer o abastecimento, há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”, mas neste caso, a água está apenas cheia de ar, podendo ser consumida normalmente.

Assim que o serviço for concluído, a normalização da pressão e o abastecimento serão restabelecidos aos poucos e serão realizadas descargas na rede. Poderá haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.