Daae faz plantio de 270 mudas no córrego Wenzel

Daae faz plantio de 270 mudas no córrego Wenzel

Como parte dos eventos do Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro fez, na manhã de sábado (18), o plantio de 270 mudas de árvores nativas em área próxima do córrego Wenzel, na Rua 22 com a avenida 10, no Jd. São Paulo.

Alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Objetivo de Rio Claro participaram do plantio acompanhados dos pais e responsáveis. As espécies plantadas foram: acácia, ingá, paineira, guapuruvu, farinha seca e mutambo.

“Temos trabalhado na recuperação, preservação e proteção das áreas de nascentes, córregos e dos nossos mananciais. A recuperação dos mananciais é fundamental para a manutenção dos cursos d’água e nascentes como forma de proteger os recursos hídricos, onde captamos a água bruta para prestar o serviço de levar água de qualidade para toda a cidade”, destaca Rui Barbosa, diretor do Departamento de Meio Ambiente do Daae e coordenador do projeto Daae na Escola, que participou do plantio.

Todas as mudas são do viveiro do Daae, que atualmente contabiliza cerca de 11 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, que são utilizadas em doações e em plantações em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e em áreas rurais, localizadas no entorno de cursos d’água e nascentes, para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.

Interessados na doação das mudas devem ligar para o Departamento de Meio Ambiente da autarquia, no telefone 3531-5259, de segunda à sexta, em horário comercial.

O plantio foi idealizado e executado pelo Departamento de Meio Ambiente do Daae e contou com o apoio das secretarias municipais de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Também estiveram presentes, diretores e servidores do Daae, os secretários Guilherme Pizzirani (Turismo) e Leandro Geniselli (Meio Ambiente) e o vereador Julio Lopes.

Daae na Escola

Além dos plantios, a autarquia tem realizado o “Daae na Escola”. Em conjunto com a secretaria municipal de Educação, essa ação tem o apoio do Consórcio PCJ e ASPACER (Associação Paulista de Revestimentos Cerâmicos) e consiste na realização de palestras adaptadas de acordo com a faixa etária dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Rio Claro. As palestras abordam o contexto histórico e o trabalho realizado pelo Daae, além da importância do uso consciente e da preservação da água.

Escolas interessadas em receber o “Daae na Escola” devem entrar em contato através do telefone 3531-5248 ou pelo Whatsapp 9.9940-9724, das 8 às 16 horas, em dias úteis, ou pelo e-mail [email protected].