Imagem Ilustrativa

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro informa que a partir das 18 horas de terça-feira (8), vai fazer a limpeza de dois dos quatro decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA 1).

“É uma manutenção de rotina, necessária para não comprometer o tratamento e o abastecimento de água nos bairros abastecidos pela ETA 1”, comenta o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.

A normalização do fornecimento de água está prevista para às 22 horas de terça-feira, logo após o término do serviço. Nesse período, pode haver casos de baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d’água no distrito de Assistência e nos bairros da região central, leste e sul da cidade.

O Daae orienta os consumidores a fazerem uso consciente e sem desperdícios da água e ressalta que ter caixa d’água nas residências diminui os transtornos de eventual falta d’água em ocasiões como esta.

Conforme o abastecimento vai sendo retomado gradativamente, serão feitas descargas em vários pontos da rede, mas podem ocorrer casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares, ou pelo Whatsapp, no telefone (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

A ETA 1 é responsável pelo abastecimento de 40% da cidade. Os outros 60% são distribuídos pela ETA 2, que fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi e seguirá funcionando normalmente.

Reservatórios

O Daae aguarda a chegada de peças para realizar as manobras na rede para esvaziar o reservatório do Jd. Centenário e iniciar a obra de recuperação total da estrutura e sanar o problema de vazamento.

De acordo com o Departamento de Engenharia, Obras e Planejamento da autarquia, este serviço está previsto para começar ainda nesta semana e poderá causar oscilações de pressão e vazão nos bairros da região, porém, ter caixa d’água nas residências diminui os transtornos em ocasiões como esta.

Também neste mês, está previsto para ser executado reforma no reservatório do Mãe Preta para estancar vazamentos na estrutura que já haviam sido consertados por uma empresa terceirizada. O Daae já acionou a empresa que iniciará os devidos reparos ainda em novembro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.