O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Rio Claro, iniciou na segunda-feira (16) serviço de manutenção de hidrantes no município. Os trabalhos começaram pelo distrito de Ajapi, onde três hidrantes que apresentavam problemas foram consertados. Atualmente, o município de Rio Claro conta com 120 hidrantes.

O serviço de manutenção visa verificar o correto funcionamento e eventual substituição de componentes para melhor operacionalização dos equipamentos. “É um trabalho que também tem como objetivo prevenir vazamentos e manter os hidrantes em pleno funcionamento para eventuais necessidades de uso pelo Corpo de Bombeiros”, explica o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira.

O projeto foi elaborado pelo departamento de engenharia da autarquia e colocado em prática com o auxílio do Corpo de Bombeiros, que faz levantamento diário do número de hidrantes instalados e o mapeamento das disposições nas regiões da cidade de maneira contínua. “Vamos fazer a manutenção dos 120 hidrantes da cidade para prevenir e corrigir eventuais problemas, deixando os equipamentos prontos para uso em caso de necessidade”, comenta o 1º tenente PM Fábio Henrique Giovani, comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro.

Os hidrantes estão ligados em adutoras para que a vazão de água seja suficiente para abastecer os caminhões do Corpo de Bombeiros, que comportam de quatro a seis mil litros de água. Após os serviços de manutenção feitos por equipe especializada do Daae, a pintura dos hidrantes é feita pela corporação.

“Também nessa parceria, estamos fazendo um levantamento para verificar as áreas de risco do município para que, futuramente, façamos a instalação de novos hidrantes”, comenta Ricardo Capeletti, diretor técnico do Daae, que tem acompanhado os trabalhos na cidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.