O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro informa que, na madrugada dessa quinta-feira (7), novamente um problema de energia na rede elétrica, cuja responsabilidade é da Elektro, concessionária de energia elétrica na cidade, paralisou por cerca de duas horas, das 00h30 às 2h30, o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), comprometendo o fornecimento de água para vários bairros da cidade.

“Esta é a segunda vez na semana que problema externo de energia afeta as operações da ETA 2. Estou em contato constante com a Elektro para, primeiro, buscar entender o que está acontecendo, para em seguida, resolvermos esse problema de uma vez por todas”, afirma o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.

A ETA 2 fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi e é responsável por 60% do abastecimento de água de Rio Claro. Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1, no bairro Cidade Nova.

Conforme o abastecimento vai sendo retomado gradativamente nos bairros, são realizadas descargas em diversos pontos da rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água. Nessas situações, os munícipes devem relatar o ocorrido para a Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e atende ligações de telefones fixos e celulares.

Ao informar o endereço completo da ocorrência de água mais escura, o consumidor pode também, pedir a descarga do cavalete do seu imóvel gratuitamente para corrigir a situação.

Os casos pontuais de cor escura na água se devem ao fato de, com a paralisação temporária do fornecimento de água, acaba ocasionando a despressurização da rede e isso faz com que as incrustações que estão na parede da tubulação se soltem. Ao retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.

O Daae ressalta que na normalidade das operações de fornecimento de água, esse fato não acontece e reforça que a água fornecida aos moradores em toda a cidade está dentro dos padrões de potabilidade e qualidade, determinados pelo Ministério da Saúde.

A autarquia informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.