Curta foi editado no primeiro semestre durante a residência do diretor em Paris e terá estreia mundial em Veneza (foto de Larissa Morari)

Adriel Arvolea

O curta-metragem ‘Meninas Formicida’, do cineasta rio-clarense João Paulo Miranda Maria, foi indicado para o Festival Internacional de Cinema de Veneza, um dos eventos mais prestigiados do circuito cinematográfico internacional.

O evento, que ocorrerá na Itália entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro, promove uma série de mostras competitivas e uma intensa programação paralela que inclui retrospectivas, tributos e o Venice Production Bridge.

“O Festival de Veneza sempre foi uma grande referência para mim, desde quando sonhava em ser cineasta. Além da importância do evento em si, não deixo de pensar em toda a contribuição italiana para o cinema e a arte. Particularmente, o Festival remete a uma síntese desta história e a seleção do curta-metragem ‘Meninas Formicida’ me toca profundamente!”, comenta Miranda.

>>> Kino-Olho é indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

O filme rodado em Rio Claro, protagonizado por Amanda Araújo, atriz do Grupo de Artes Cênicas Tempero D’Alma, evidencia um problema social que ocorre em vários estados brasileiros. “O termo ‘meninas-formicida’ refere-se a crianças e adolescentes que trabalham para empresas madeireiras, aplicando formicida nas áreas de eucalipto. Além da questão social, o filme, também, faz analogia ao problema que a personagem vive interiormente, e que será surpresa para quem assistir ao filme”, explica.

Esta é a primeira experiência do diretor com orçamento profissional voltado exclusivamente para produção, por meio de parceria com a produtora francesa Les Valseurs, canal Arte e Centre National du Cinéma.

Cinema Caipira

 “É o olhar do cinema caipira, baseado nos personagens rústicos e simples que vemos no cotidiano. A partir disso, é uma autoavaliação e autocrítica do conservadorismo que vivemos no interior. É uma grande inspiração para o lado artístico e não apenas no enredo das produções”, conclui.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.