Lourenço Favari

joao
O cineasta João Paulo Miranda Maria

Nesta segunda-feira (27), a organização do 48°Festival de Brasília do Cinema Brasileiro divulgou a lista de selecionados para o evento, que é um dos mais respeitados do país. Seis filmes de longa-metragem e 12 curtas e média-metragens de todos os gêneros concorrem por prêmios no valor total de R$ 340 mil. Entre eles está “Command Action” do cineasta de Rio Claro, João Paulo Miranda Maria, que já participou da Semana da Crítica em Cannes e da 23ª edição do Curtas Vila do Conde.

O cineasta comemorou a seleção pelas redes sociais e teve apoio de amigos e fãs. Sem saber muitos detalhes sobre a seleção, João Paulo explicou à reportagem que soube pelo site. “De Brasília estou sabendo agora pelo site mesmo, pois ainda não recebi uma carta deles e detalhes sobre a seleção e dias de exibição”, disse.

command02

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO

Além de Brasília, o curta concorre na categoria Panorama Paulista de outro importante festival: o 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. De acordo com o diretor, o trabalho participa de duas programações: a Paulista, em competição, e da Semana da Critica, na qual Cannes já é parceira do evento e exibe os selecionados deste ano.

O diretor comemora o reconhecimento e destaca que a participação em festival legitima o trabalho desenvolvido pelo Cinema Caipira. “A sensação é incrível, pois ter seu filme com interesse de grandes especialistas e críticos que compõem os festivais legitima o trabalho”, disse.

DISTRIBUIÇÃO

command07
Cena do curta “Command Action”

João Paulo ressalta a dificuldade da distribuição de curtas para o mercado exibidor, mas reitera a importância dos festivais para apresentar as tendências cinematográficas. “No caso de curtas a distribuição é muito difícil, pois mesmo tendo fechado a parceria com uma distribuidora, os espaços de curtas são restritos e acaba que seu principal objetivo seja os festivais, como espaço oficial dos curtas. Os festivais servem como ‘vitrine’ para mostrarem as novas tendências ao mercado exibidor e estando nos principais festivais, você acaba sendo notado e todos querem saber de seu longa-metragem (do qual já estou trabalhando e escrevendo o roteiro)”, comenta.

PROGRAMAÇÃO

Veja as datas e locais de exibição do curta “Command Action” na programação do 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Panorama Paulista 2

21/08, 21h – Museu da Imagem e do Som (Av Europa, 158- J. Europa)

23/08, 17h – Espaço Itaú Augusta (Rua Augusta, 1470 – Cerqueira Cesar)

25/08, 15h – Cine Olido (Av São João, 473- Centro)

Semana da Crítica 1

20/08, 19h – CineSesc (Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César)

28/08, 15h – Museu da Imagem e do Som (Av Europa, 158- J. Europa)

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.