Um dos cursos mais tradicionais e procurados na área da saúde, o de Psicologia – Bacharelado, acaba de ser autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) ao Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro. A graduação está com inscrições abertas para formação de turmas ainda para o segundo semestre de 2019.

O curso foi avaliado pelo MEC com nota 4, numa escala de 1 a 5. A portaria de autorização foi publicada dia 21 de agosto com 70 vagas disponíveis no período noturno. De acordo com a instituição, os alunos contarão com corpo docente qualificado, formado por mestres e doutores, com forte fundamentação técnica, científica e profissional. O início das aulas está programado para 16 de setembro. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.claretiano.edu.brr até o dia 13 de setembro.

O candidato pode escolher duas formas de ingresso: por meio do vestibular on-line ou pela nota do ENEM. Ambas as opções não têm taxa de inscrição.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para a psicologia tem crescido nos últimos anos, especialmente em relação à prevenção e tratamento de doenças psicossomáticas. Porém, o campo de atuação é mais amplo. No Claretiano – Centro Universitário, o curso de psicologia possui duas grandes áreas de formação. De um lado, uma sólida formação voltada a área clínica aproveitando toda a estrutura proporcionada pelos cursos de saúde, além de convênios estratégicos estabelecidos na cidade e região e de outro lado, relacionada à área organizacional e questões do mundo do trabalho, como recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas, aconselhamento de carreira, entre outros.

De acordo com Leandro Pauletti, pró-reitor Acadêmico do Claretiano, a psicologia contribui para a promoção da saúde nas esferas individual, coletiva, familiar, institucional e organizacional. “É essencial que a formação dos profissionais dessa área seja em uma instituição de ensino tradicional e experiente, que se compromete com a formação humana”, disse.

Ele explica ainda que a estrutura oferecida aos estudantes inclui, por exemplo, biblioteca, salas de aula, laboratórios de saúde e de informática. Além disso, os futuros alunos terão contato com um trabalho que já é desenvolvido no Centro Social e Esportivo Claretiano – Projeto Terra Nova. O projeto social, realizado pelo Claretiano no bairro Jardim Novo II em parceria com a Prefeitura de Rio Claro, oferece atendimentos de saúde, incluindo a psicologia.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.