Divulgação

O Cursinho Popular Oriente-se vai realizar matrículas para duas turmas neste sábado (18), entre 14h e 17h, na escola Professora Oscalia Goes Correa Santos. As aulas são gratuitas e começam no dia 1º de abril.

O projeto é voltado para os alunos de escolas públicas que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio e também para aqueles que já completaram o Ensino Médio, mas desejam retornar aos estudos para prestar os vestibulares.

A iniciativa é de professores e alunos da rede de ensino local, que se uniram para oferecer ensino gratuito para aqueles que não podem custear o pré-vestibular privado.

Matrículas

Iniciado neste ano, o projeto disponibiliza 80 vagas, que serão preenchidas no dia da matrícula por ordem de chegada. Não será cobrada taxa de matrícula, mas os interessados podem fazer uma contribuição voluntária, pois o projeto atualmente não tem financiamento ou patrocínio fixos.

Para se inscrever, o interessado deve levar cópia do RG e CPF e, sendo menor de 18 anos, cópia do RG e CPF dos pais ou responsáveis. Todos devem levar um comprovante de que frequentaram ou frequentam o Ensino Médio em escola pública. Caso as inscrições excedam 80 vagas, haverá fila de espera e, no dia 25 de março, matrícula para vagas remanescentes – no mesmo horário (14h às 17h).

As aulas

O cursinho terá início no dia 1º de abril e seguirá aos fins de semana: sábados e domingos, entre 9h e 17h, em duas salas da escola Oscália. O espaço foi cedido dentro do programa Escola da Família.

Como contribuir?

Para aquisição de material que será usado nas aulas, como cópias, material de aula e demais itens, os realizadores estão recebendo doações no site Vakinha. Basta acessar https://www.vakinha.com.br/vaquinha/cursinho-popular para contribuir com o projeto.

Ideais

Para o grupo de professores que dá forma ao projeto, de diferentes idades e áreas, o cursinho é uma iniciativa de amigos que têm como sonho devolver à sociedade aquilo que a universidade lhes proporcionou.

Segundo o historiador Gustavo Mello, que vai ministrar aulas de História, o cursinho tem como intenção “buscar a democratização do acesso ao ensino público superior, que, embora mantido para toda a sociedade, é acessível apenas para uma pequena parcela. É também uma forma de quebrar um ciclo que mantém gerações de fora, com menos oportunidades de ascensão social e de ensino de qualidade para quebrar essa barreira”.

Para a bióloga Débora Gisele Minigildo, que vai cuidar da área de biologia, a iniciativa é “uma alternativa aos que buscam estudar para o vestibular, mas não possuem disponibilidade durante a semana. Além de também contemplar alunos que encontram dificuldades no transporte até a Unesp, onde também funciona um cursinho popular. Essas pessoas poderão contar, agora, com um auxílio para o vestibular de qualidade e mais próximo de suas casas”

Serviço

Matrículas – Cursinho Popular Oriente-se

Dia 18 de março – sábado

Dia 25 de março – sábado (apenas remanescentes)

Entre 14h e 17h

Escola Profª Oscália Goes Correa Santos

  1. 21, entre Avenidas 56 e 58, 3955, Jardim Wenzel

Início das aulas: 1º de abril (sábados e domingos, entre 9h e 17h)

Gratuito

Contato para dúvidas: Gustavo Mello (19) 98255-0549 e Airton Moreira (19) 98227-6428.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%