É importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença

Do Portal do Governo do Estado

O verão é a época mais propícia ao câncer de pele. Durante a estação as atividades realizadas ao ar livre aumentam e as pessoas ficam excessivamente expostas ao sol, principalmente em horários mais críticos.

É importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença
É importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença

O que é o câncer de pele

É o crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. Existem três tipos de câncer: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. O carcinoma basocelular é o mais frequente e o melanoma o mais grave. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento da doença.

O melanoma é o tipo mais perigoso entre os tumores de pele, com alto potencial de desenvolvimento de metástase. Mais frequente em pessoas de pele clara e sensível, normalmente se inicia como uma pinta escura. Pode levar à morte caso não haja diagnóstico e tratamento precoce.

Como identificar o câncer da pele

É importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. Para isso, é preciso estar atento a alguns sinais:

– Crescimento na pele de lesão elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;

– Existência de pinta preta ou castanha que mude de cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

– Aparecimento de mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%