Aqueles profissionais cuidadores que atuam em Rio Claro poderão ser incluídos nas listas de atendimento prioritário nas redes públicas de saúde e demais serviços fornecidos pelo município. Uma nova lei municipal, de autoria do vereador Adriano La Torre (PP), chamada “Cuidando de Quem Cuida”, passou a valer nesta semana após sanção do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD).

A legislação prevê que esses profissionais que atuam nos cuidados de pessoas com deficiência ou acamados também tenham todos os direitos que os próprios pacientes. Está prevista também através da nova lei uma identificação dos cuidadores para que todos possam exercer essas iniciativas na rede de saúde.

Ao apresentar o projeto de lei, o vereador La Torre argumentou que as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores de pessoas com deficiência ou de pessoas acamadas são enormes. “Haja vista que precisam dispor integralmente do seu tempo para cuidar de outra pessoa. Com isso, esses cuidadores encontram dificuldades para conseguir atendimento, já que não dispõem de quase nenhum tempo livre ou até mesmo de recursos financeiros”, declarou na justificativa.

O projeto foi aprovado pelos demais vereadores da Câmara Municipal. “A saúde do cuidador é tão importante para o próprio quanto para a pessoa necessitada de ajuda, pois sem o estado de saúde adequado, há o impacto nos cuidados prestados. Zelar pela saúde do responsável/cuidador de uma pessoa com deficiência significa, também, zelar pela vida do próprio munícipe com deficiência”, afirmou o parlamentar.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.