Lucas Calore

A população que reside entre os bairros Santa Cruz e Santana, além dos condutores que trafegam pela região, conhece um antigo problema que incomoda a muitos. É a situação envolvendo um cruzamento de três vias, sendo elas a Rua 9, a Rua Samambaia e a Avenida 20.

Tráfego

O tráfego naquele trecho é bastante complicado, uma vez que a sinalização é precária e, muitas vezes, a falta de educação no trânsito gera riscos para motoristas e pedestres.

“Está demorando para resolver isso aqui. Têm lugares na cidade que acredito que não precisaria de semáforo, sendo que nesse cruzamento precisa urgente”, comenta o morador Paulo de Souza, de 70 anos. O senhor relata que já viu vários acidentes no local e diz que a partir das 17 horas a situação piora.

A opinião do idoso é a mesma da senhora Rute M. da Cruz, de 56 anos: “É muito perigoso. Parece uma ‘salada de gato’, todos ficam perdidos. Ouvimos muitos motoristas se xingando”, comenta. Ela, que trabalha em uma padaria na Rua Samambaia, diz que já foram feitos diversos pedidos para a instalação de um semáforo, mas que não foram atendidos.

Melhorias

A Prefeitura Municipal de Rio Claro foi consultada sobre a velha questão. Em nota, diz que o cruzamento e as vias em questão daquele ponto estão “devidamente sinalizados”, inclusive com indicação de preferencial e indicações de “Pare”. A reportagem constatou no local, porém, que tais sinalizações estão quase apagadas no solo.

“É importante frisar que a instalação de semáforos segue critérios técnicos, que consideram vários aspectos do cruzamento e o impacto nas vias de entorno”, informou, porém não comentou sobre um possível estudo de instalação no trecho problemático.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.