Antes de cada exercício, os alunos recebem orientações de professores credenciados a ministrar as aulas

Matheus Pezzotti

Sair da rotina. Este é o principal motivo, aliado à busca da qualidade de vida, que esportistas procuram pelo CrossFit. A atividade física é um programa de treinamento de força e condicionamento que proporciona a mais ampla adaptação física para as pessoas, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas, aumentando a resistência cardiorrespiratória, muscular, flexibilidade, velocidade, coordenação, agilidade e o equilíbrio.

Inicialmente, o CrossFit era usado somente para treinamentos militares, mas atualmente foi difundido para adeptos da prática de atividades físicas, respeitando os limites do corpo.

Antes de cada exercício, os alunos recebem orientações de professores credenciados a ministrar as aulas
Antes de cada exercício, os alunos recebem orientações de professores credenciados a ministrar as aulas

“São movimentos do dia a dia, das funcionalidades do corpo, em alta intensidade, o mais rápido e mais pesado que consegue fazer, óbvio que dentro da capacidade e limite de cada um. Todos os dias o treino muda, não há aquela rotina de exercícios e por isso a procura vem crescendo. A maioria dos alunos diz que está cansada da rotina e no CrossFit não temos isso. O maior benefício é qualidade de vida, melhorando as funcionalidades do corpo no geral”, diz o professor licenciado, Samuel Kapp, que destaca que é preciso ter uma certificação internacional, chamada Level One, para ministrar aulas do CrossFit.

Para Marcos Pagliarini, de 23 anos, aluno há quatro meses, o resultado desejado é alcançado em pouco tempo, tendo uma evolução na aquisição de resistência, perda de gordura e ganho de massa corporal.

Já Felipe Bortolin, de 27 anos, que faz a atividade física há um ano, acrescenta a implementação de exercícios aeróbicos, além de não ter o mesmo treino, fugindo da rotina.

“Na academia era um padrão, fazia o mesmo tipo de exercício e o CrossFit vem com essa proposta diferente, colocando um pouco de aeróbico também. Cada dia tem um exercício diferente e, junto com o aumento de força, o aumento de resistência aeróbica é bem desenvolvido. É uma mescla de várias atividades e a evolução é visível”, afirma.

Kapp ressalta que o CrossFit é uma atividade democrática, atendendo pessoas de 15 anos até a terceira idade, respeitando os limites do corpo que variam para cada pessoa e aproveita para desmistificar alguns conceitos preestabelecidos sobre a atividade física.

“Todos fazem o mesmo treino, mas o professor faz adaptações dentro do limite do aluno. As pessoas acabam procurando o CrossFit na internet e acham sobre o CrossFit Games, que é voltado para atletas de alto rendimento, totalmente condicionados. Dentro do box (local da prática da atividade física), trabalhamos qualidade de vida. Há atletas que buscam o alto rendimento, mas a maioria é qualidade de vida e, repito, os treinos são dentro das limitações de cada um, visando evitar lesões, mas fazendo o principal, que é buscar uma melhora nas funcionalidades do corpo”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA

Portões do estádio Benitão serão abertos às 13h30